Design de padrão de ponto cruz para iniciantes

Padrões de ponto cruz são uma ótima ideia de design.

Cursos de Ponto cruz online | Skillshare

Padrões de ponto cruz podem ser difíceis de desenhar, especialmente quando você já viu a complexidade de alguns padrões. Os gráficos de padrão de ponto cruz geralmente são compostos de símbolos que representam cada cor no papel milimetrado. No entanto, alguns são tão complicados que quase parece que uma máquina de logotipo foi lançada em todo o papel. Muitos costureiros não pensam em fazer seus próprios padrões. É compreensível. Há muitas maneiras de fazer seus próprios padrões, seja para você ou para seus filhos. Esperamos que este vídeo e artigo o inspirem a experimentá-los e expandir sua imaginação.

Projetando de uma maneira que funcione

Mão

O desenho do padrão de ponto cruz pode ser feito de duas maneiras: à mão ou usando um software. É fácil desenhar padrões de ponto cruz à mão. Você pode traçar sua imagem ou desenhá-la em papel quadriculado. Para representar cada ponto, você vai colorir os quadrados de papel quadriculado. Você também pode usar feltros ou lápis de cor para colorir os quadrados. Você pode usar papéis milimetrados maiores ou papel milimetrado com mais quadrados por polegada. Se quiser um padrão mais detalhado, escolha folhas maiores ou papel milimetrado com mais quadrados.

Você pode fazer seu padrão de ponto cruz tão complexo ou pequeno quanto quiser. Essa é a beleza de projetar o seu próprio. Você pode torná-lo tão específico quanto quiser. Você pode fazer com que seus filhos desenhem seus desenhos em papel milimetrado ou transfiram quaisquer desenhos existentes para o papel milimetrado. Esta é uma ótima maneira para as crianças se expressarem criativamente.

Eles também podem usar as peças que confeccionam como crachás ou remendos nas roupas. É mais difícil criar padrões à mão. No entanto, é mais fácil usar muitas cores e torná-las fáceis de ler. Também é mais difícil converter imagens existentes, como fotos de família, em um padrão. Levará mais tempo para criar um padrão detalhado usando software do que com papel. Embora seja possível, mapear um padrão complexo exigirá mais esforço e tempo.

Fotocopiar uma imagem em acetato transparente pode ser usado para criar um padrão. Você pode encontrar folhas na maioria das copiadoras e papelarias. Foi assim que criei meu primeiro molde. Copiei a pintura “David” em acetato e depois comprei fio dental nas cores principais, segurando a cópia em cada novelo da loja. A cópia em acetato foi então colocada na frente do meu bastidor de bordar.

Eu então costurava algumas cruzes de uma cor, colocava o acetato por cima e verificava se a cor precisava ser trocada. Se isso acontecesse, eu adicionaria mais alguns pontos. Embora tenha levado quase um mês para concluir esse método, acabei com um padrão decente. Cross Stitch 2 Go, um aplicativo para iPad da Ursa Software que também fabrica WinStitch e MacStitch, foi minha ferramenta preferida para gravar meus pontos. Esta é uma foto da minha pintura e da peça final. Não é o melhor, mas é minha primeira tentativa de design e meu primeiro trabalho costurado em 20 anos.

Pintura “David” e ponto cruz, 5×7″, 2014

Programas

O software de ponto cruz é agora o método preferido para projetar meus padrões. Dependendo se estou usando meu Mac ou meu computador, eu uso o programa MacStitch/WinStitch. O MacStitch foi minha escolha porque não existem tantos programas bons para Macs quanto para PCs. Tem sido um ótimo programa. Existem muitos outros programas que você pode usar, incluindo o PC Stitch. Embora existam alguns geradores de gerador de ponto cruz online, as opções são limitadas e a correspondência de cores é ruim. Eles são ótimos para criar texto simples (como este gerador de texto chamado Caption Maker), no entanto, para criar imagens, eu recomendaria gastar alguns dólares e comprar um software real. Não vale a pena gastar centenas de horas em um retrato de família que você criou usando um programa gratuito apenas para descobrir que os recursos de correspondência de cores são ruins ou detalhes importantes faltam nos rostos.

Muitos dos programas de software para compra têm uma versão de demonstração gratuita com funcionalidade limitada que você pode baixar para experimentá-la (como o MacStitch tem uma demonstração gratuita totalmente funcional, você simplesmente não pode imprimir ou salvar nenhum padrão na demonstração). O software pode economizar dinheiro se você planeja fazer mais de um ou dois padrões. Você deve garantir que está usando apenas suas próprias imagens para padrões. Você tem que pedir permissão para usar qualquer imagem (não criada por você) que não seja sua. Isso inclui imagens de fontes online, como personagens da Disney ou textos de capas de livros. Embora você provavelmente receba um “sim” positivo quando pedir permissão para usar uma imagem em padrões de ponto cruz, é importante que você sempre pergunte antes de se comprometer com um design.

Leave a Reply